sábado, 26 de fevereiro de 2011

O olhar de um menino.

 O menino estava alegre, havia brincado toda a manhã com seus amiguinhos no campão, agora iria para casa. Sua mãe havia mandado seu irmão buscá-lo para almoçar. Ele se dava muito bem com o irmão que sempre brincava com ele, o enchia de cócegas, ele se encolhia todo, pedia para parar, mas o brilho de alegria de seus olhos dizia para o irmão continuar, era seu irmãozão. No começo da tarde o irmão saí, não sem antes a mãe reclamar que ele já ia pra rua ficar com aquele bando de sem vergonhas e vagabundos, alertando-o para ter juízo.
Já é noite. O menino estava encostado em um canto, os olhos arregalados enquanto observava. Observava a mãe e seu irmão. Não entendia o que se passava. Seu irmão estava diferente, fedia a cigarro, as mãos estavam sujas, não havia brincado com ele. Entrou correndo, pegou o tênis novo, tênis que sua mãe ainda estava pagando, o enviou em uma sacola e se dirigia a porta quando tudo começou.
O menino tinha medo, tentava afastar-se... , mas não conseguia a parede não permitia, ainda que estivesse branco como um fantasma , olhos arregalados de pavor frente ao que via, comprimia seu corpo contra ela com força, como se fosse capaz de atravessá-la.
Virá à mãe perguntar pro irmão aonde iria com o tênis que ela estava se sacrificando tanto para pagar. O irmão não respondeu. Dirigiu-se para a porta, a mãe a havia trancado. Ele pede que ela abra, ela se nega e diz que ele não vai sair, ele começa a forçar a porta, ela manda que pare. –Para com isso a gente mal tem dinheiro pra comer você vai destruir a casa! Ele não ouve. Ela suplica. –Pelo amor de Deus meu filho para com isso. Olha como você tá, descansa, deita meu filho, olha como eu to. Ela tremia, sabia o que o filho havia feito, sabia o que ia fazer, e sofria imensamente por isso, ela estava desolada, as lágrimas rolavam por sua face.
O menino tremia, seu coração batia acelerado, o medo naqueles olhos... , olhos ainda inocentes. Que não muito tempo atrás brilhavam de alegria iluminando aquele pobre lar. Agora vivenciavam um momento de terror, o irmão estranho, a dor de sua mãe, o pavor entranhava-se nele.  
A mãe e o irmão se agarram, ele tentando chegar à porta ela tentando impedi-lo. Cada movimento visto por ele como que em câmera lenta, o atrito dura pouco tempo, a mãe judiada pela vida não tem como impedir o adolescente tomado pela droga. Ele a empurra bruscamente, antes mesmo que a queda termine, ele é tomado pela noite, à mãe chega ao chão.
Poucas horas depois. A viatura para em frente o barraco, os policiais não sabem como dar a noticia. O jovem havia invadido um quintal a procura de algo que mantivesse seu vicio, uma viatura notou o movimento, ao verem-no mandam que pare, ele se movimenta bruscamente, os policiais abrem fogo, ele morre.
Os policiais notam a porta semi-aberta e entram cautelosamente, demoram em absorver a situação que encontram. No chão próximo a porta um corpo sem vida, com a queda a mãe havia batido a cabeça em um objeto, a poça de sangue rodeando aquela face cansada e sofrida que antes insistia em continuar pelo amor aos filhos, agora sem vida.
No canto, inerte, balançando seu corpo para frente... e para trás...Olhos estáticos, sem vida, alheios a tudo a sua volta. Os policiais tentam falar com ele. Não responde, apenas continua a balançar... ritmadamente... para frente... para trás... para frente... para trás..., a inocência, o brilho... a vida em seus olhos perdida.

18 comentários:

  1. olá knorr!!!
    bem infelizmente este é mais um triste caso
    entre muitos q acontecem dia a dia e crescem como abobora kkkk sabe quando um parente distante
    q naum ti ve a tempo aperta tuas bochechas e diz :
    - nossa como tu cresceu rapido kinem abobora kkkk
    bah! olha eu falando besteira em um assunto serio mas é so pra quebrar o clima mesmo
    bem conheço este mau de perto
    e acho q é bem digna a frase usada
    que diz q este é um caminho sem volta

    bjim knorr!

    ResponderExcluir
  2. sao relatos da vida real de muitas familias infelismnte sao reais,abraços.

    ResponderExcluir
  3. É Ademar é essa a realidade que muitas famílias enfrentam e que todos nós temos pavor de pensar
    na possibilidade.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Sim vocês estão certos, é a triste realidade, mas temos que ter fé e fazer o que está ao nosso alcance para que tal mal não atinja nossas familias e o caminho para isso é a conscientização. Muito obrigado pela visita e participação de vocês,
    GRANDE abraço,

    ResponderExcluir
  5. É muito triste essa situação que é vivida em muitas famílias brasileiras. O governo precisa urgente criar clínicas de reabilição onde jovens como esse possam ter um pouco de esperança. Agora essa história de que fazer um movimento brusco ser a senha para que os policiasi atirem também não está certo. Policias devem ser preparados para não sairem por ai matando sem mais nem menos.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo,
    Parabéns pelo seu trabalho em divulgar essas histórias que embora triste, trazem grande lições.

    Abraços,
    Adilson

    ResponderExcluir
  7. Olá Ademar querido!
    Lamentável saber que o vício não escolhe idade, cor, crença, classe social... Como sabemos, ele corrói e acaba destruindo famílias, sonhos, esperanças e decretando um futuro que, para muitos, acaba antes mesmo de começar...
    Rezo para que alguma força e luz resgatem tantas almas sofridas e perdidas nas trevas do vício...
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  8. OI amigo,só hoje vi seu texto, lendo essa historia entramos na casa dessa familia e sentimos os danos causados pelo vicio. Aqueles que entram no caminho do vicio, sacrificam o seu futuro muito cedo!!

    Amigo um bom dia e uma bela semana.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ademar!

    Olhando pela necessidade de cada um, é difícil ver, que essa clama pela vivencia em si! Mas, por distanciarmos demais do Amor, sem entender e conhecer a consciência amorosa, ficamos perdidos, envoltos a dor, onde perdemos a visão do bem, deixamos de entender os caminhos da vida e nosso próprio desenvolvimento. Trazer essas histórias, é de certa forma, mover com cada um nas batidas do nosso pequeno coração, para alcançarmos irradiar o amor, para o grande coração Universal que pulsa constantemente resplandecendo a todos que entrarem nessa sintonia, o que limpará cada vez mais onde estamos mergulhados, até o momento em que tudo isso se dissipará e a grande energia do Amor se fará como uma grande luz, alcançando a todos os corações e trazendo de volta ao bem, a união e a necessidade que temos uns dos outros para seguirmos com confiança no bem.

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  10. Dizaê,grande Maggi,como o prometido,cá estou... Pero,trago tambiém algunos puxões de orelha.

    Gosto da forma como vc relata,entregando a realidade deçça verdadeira bomba social que é o crack.Maaasss,
    que possa vc, tornar tudo isso, em arquivo documental;
    porrrrtaaanto,em documentos que se prezem,não devem constar erros;sejam estes gramática ou factuais.No último ponto,até que pode entrar um pouco de "dramaticidade" que, muitas vezes aumenta ou diminui a coisa real,como foi o "sinistro" deste caso... Antes,dissestes tu:"Escreverei sobre o filho que matou a mãe." Certo,são N casos,e em um deles,relatando eu aqui, não dei detalhes, mas disse que o fato tinha sido verídico;porém,insistes tu,a levar eçça tragédia pros "barracos" e subúrbios, quando
    a coisa existe até dentro das dependências de prédios como o do Banco Central e acredite vc,do próprio Congresso Nacional.Digo e afirmo então:Vários e vários "alucinados" estão no Poder... enquanto isso, o tal do "poder paralelo" toma de conta... Triste.

    O tal comentário onde citei o caso de matricídio, foi real, e o autor, era bastante jovem e de classe média-alta.E, após ter quebrado ele, quase que a casa inteira,atirou, com uma espingarda calibre 12,objeto de coleção do "papai", chumbos e chumbos,no peito, no coração da pessoa que o havia trazido a este mundo...

    Após,isso,foi morto em seu próprio quarto,resistindo à prisão... Quem gostaria de comprar aquela casa agora?

    Talvez já tenha sido vendida ou alugada; e,
    desejo eu, que história igual, alí não se repita.

    ResponderExcluir
  11. Olá R149, obrigado pela visita, participação e criticas. Quanto a erros gramaticais, estou trabalhando para conserta-los, já a erros factuais, são contos, este inspirado no que disseste, em cima disso foi criada uma história, não tenho a ambição de tornar isso em arquivo documental. Agora quanto a ambientização, realmente preciso levar a coisa para novos cenários. Muito obrigado novamente, pode ter certeza que trabalharei os aspectos citados por você, Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, juro que fiquei com dó do garotinho.
    Já passei por uma situação parecida, porém sem mortes... ver minha mãe sem reações diante do vício do meu irmão... e posso dizer: É duro, muito duro!

    Triste realidade, não?
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá Ademar.... nossa você não sabe como eu conheço histórias assim.... e é triste sim, muito triste saber que a droga nunca destrói sozinha! Ela leva muitas familias ao caos total!
    E mais triste ainda me deixa perceber que pouco se faz para combater este mau.... e quando digo pouco eu falo de informação agregada a educação, falo de condições palpáveis de vida, falo de qualidade de vida!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  14. A maldita,como eu sempre chamo as drogas,leva vidas,sonhos e uma família inteira para um caminho de muita dor e sofrimento e o que mais me impressiono é as autoridades e nossos governantes não tomarem medidas drásticas para combater os traficantes,minha conclusão em relação a isso,infelizmente é que eles (os políticos,nem todos é claro)precisam dessas tragédias para desviar a atenção da mídia com bombardeios de notícias diárias de roubos,mortes,assaltos nascidos do tráfico e esquecem um pouco deles para desfrutarem da vida que eles levam em paz,acobertados pela violência que assolam nosso país,pronto falei demais rs,rs,rs...mas é revoltante e muito triste uma familia ser dizimada pela maldita droga!!
    valeuu..
    abçsss!!

    ResponderExcluir
  15. Ola Ademar, Olhe ja estou seguindo seu blog. Parabéns pelos post. Embora as vezes tenhas que postar algo como este texto , é muito triste se deparar com situações ,eu na minha jornada de trabalho ja cuidei de pacientes drogados, é lastimável.E muitas vezes não temos como ajud´-los. é a vida. depois que se entra é dificil sair. eu não tenho nem comentários para bfalar no assunto, eEm Janeiro fui visitar uma colônias de pesoas assim, La pude conversar e falar de Deus. Mais nestas colônias eles se preparam para reintegração a sociedade. E esses que estão ai fora. que não aceitam ajuda. é complicado. Bem Fique com deus. bjo

    ResponderExcluir
  16. Olá amigo Ademar
    Triste realidade ver a juventude e as crianças que perdem suas vidas e destroem famílias com estes terríveis vícios.
    Eu pergunto até quando a sociedade terá que vivenciar esta crescente violência?
    O tráfico de drogas tem que ser combatido com aplicações de leis mais severas.
    Um excelente fim de semana para você!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Meu caro amigo Ademar. Fique a vontade pegue o que quizer. Olhe daqui uns dias escreverei esperiências que vi, passei e participei. Olhe devemos tirar proveitos de tudo que a vida nos proporciona, tanto para nós quanto para passar as pessoas. Sabe podemos fazer tipo uma parceria que tal. eu pego coisas suas e vc coisas minhas, Legal. Grande bjo em seu coração, e continue nessa força.

    ResponderExcluir
  18. Cara, eu trabalho em uma escola de periferia aqui em Itaú de Minas e sei que este casos são sérios. Muitas vidas são roubadas ainda muito cedo com esta droga. Espero que seus contos nos façam pensar mais sobre isto e fazermos alguma coisa. Parabéns pelo Blog. É muito bom!

    ResponderExcluir

A sua opinião é muito importante para nós!!!