sábado, 30 de abril de 2011

Sobre a maconha

MACONHA. O que é?

Um subproduto da Cannabis Sativa, feita das folhas e flores secas da planta. A substância química ativa é o THC (tetrahidrocanabinol). Os outros principais subprodutos são o haxixe, feito da resina e apresentado em blocos duros, e o óleo de haxixe.

Existem outras formas de uso, além de fumar?

Também pode ser misturada ao chá ou a alimentos.

         O que a pessoa sente?

Fica-se fascinado por coisas, sons e gostos triviais. Eventos corriqueiros tornam-se engraçados ou interesantes. O tempo parece passar devagar e a pessoa sente muita sede e fome.

          Quanto tempo a maconha leva para fazer efeito e quanto tempo ele dura?

Quando fumado, o THC entra rapidamente na corrente sanguínea e vai para o cérebro. O 'barato' surge em poucos minutos e pode durar até cinco horas. Quando ingerido, é absorvido devagar. O efeito pode levar até uma hora para começar, mas pode ficar por até 12 horas.

        O efeito é igual para todos?

Não. A sensação pode ser influenciada pela hereditariedade, pela personalidade e pelas circunstâncias. Fatores psicológicos também podem condicionar o tipo de efeito.

         Há perigo em fumar durante a gravidez?

O uso de drogas nessa fase pode prejudicar o desenvolvimento do feto. Apesar de um estudo com animais ter relacionado a maconha à perda do feto, dois estudos em humanos não detectaram essa associação. São necessárias mais pesquisas para entender as consequências. Os cientistas não têm certeza de que os efeitos da droga durante a gravidez persistam, mas como certas partes do cérebro continuam a se desenvolver na adolescência, alguns problemas podem aparecer nessa fase.


         Pode causar dependência?

Não há estudos que comprovem.

         Como identificação um usuário?

Como sinais imediatos o branco dos olhos fica vermelho, a boca seca, o coração dispara, psicologicamente o usuário fica excitado e fisicamente fica agitado. Aumenta o apetite, não porque sinta fome, mas porque se estimula muito a vontade de comer, principalmente doces. A esse apetite se dá o nome de 'larica'. Todos esses efeitos duram, em média, de duas a quatro horas.

         Interferência na rotina do usuário:

Quando retoma suas atividades tende a ficar desatento, disperso e com dificuldade para realizar tarefas mais complexas ou para processar várias informações ao mesmo tempo.

         A maconha leva ao consumo de outras drogas?

Não há comprovações, mas estudos de longo prazo mostraram que poucos jovens usam outras drogas sem experimentar maconha, cigarro ou álcool.

         Conseqüências em longo prazo

Cérebro: Diminuição na motivação, concentração, memória e habilidade de aprender coisas novas (no caso de intoxicação intensa e prolongada). Pode desencadear problemas mentais preexistentes e algumas pessoas podem apresentar efeitos psicológicos.

Pulmões: Risco de desenvolver bronquite e outras doenças do sistema respiratório.

Sistema Reprodutor: Diminuição na quantidade de esperma. Reversível após cerca de um mês de abstinência.

FONTE: Grupo de prevenção as drogas – GPRED - Policia Federal – Rio Grande do Sul. Para acessá-los e saber mais sobre o trabalho que realizam clique AQUI