sábado, 30 de abril de 2011

Sobre o Alcool


A OMS estima que cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo consumam bebidas alcoólicas e cerca de 76 milhões tenham diagnóstico de alcoolismo. Além das doenças crônicas que podem afetar os usuários após vários anos de uso pesado, o álcool contribui para a morte ou deficiência de pessoas relativamente jovens.

Há uma relação causal entre o álcool e mais de 60 tipos de doenças. Ele é apontado como a causa de 20% a 30% dos cânceres de esôfago e fígado; cirrose; ataques epiléticos; acidentes de carro e homicídios.
O álcool é responsável por 1,8 milhões de mortes (3,2% do total) e 58,3 milhões de co-morbidades. Ferimentos não propositais são responsáveis por cerca de um terço das 1,8 milhões de mortes, e os distúrbios neuropsiquiátricos chegam a 40% das co-morbidades.

Sinais de problemas com o consumo de álcool:

1-   Acidentes: tombos, cortes, transito;
2-   Ansiedade;
3-   Depressão;
4-   Perda de memória;
5-   Insônia;
6-   Perda de auto-estima;
7-   Rompimento de relações;
8-   Baixo desempenho no trabalho;
9-   Problemas de ereção.


O abuso de bebidas alcoólicas está relacionado a:

40% dos crimes;
39% das mortes em tiroteio;
15% dos afogamentos;
1 em cada 7 mortes no transito.












Conseqüências em longo prazo:

Rosto e Garganta: Deterioração facial; irritação e inchaço nos olhos; envelhecimento prematuro; câncer na boca; câncer de garganta e tosse crônica.

Sistema Gastrointestinal: Câncer e varizes de esôfago; inflamação no estômago; vômito; diarréia; deficiência de vitaminas; úlcera e inflamação no pâncreas.

Sistema Imunológico: Baixa resistência à infecção; maior risco de pneumonia; tuberculose; resfriados freqüentes e anemia.

Sistema Reprodutivo: Diminuição da fertilidade, do desempenho sexual em homens e mulher e impotência; aborto e desregula a menstruação.

Mãos, Pernas e Pés: Tremores; formigamento nos dedos; sensação de não sentir os dedos e enfraquecimento das pernas.
Fígado, Coração e Rins: Cirrose; câncer; hepatite; cardiomiopatia; insuficiência cardíaca; pressão alta; taquicardia; fraqueza do músculo cardíaco; problemas de coagulação sanguínea; defeito no funcionamento dos rins e infecção urinária.

Mudança psíquicas : Agressividade; irritação; depressão; alterações de humor; ansiedade; medos inexplicáveis; nervosismo; perda de auto-estima; alucinações; epilepsia; demência; "apagões"; perda de memória; danos ao sistema nervoso; diminuiçãoda concentração; danos á visão; dor de cabeça; insônia e impaciência.

FONTE: Grupo de prevenção as drogas – GPRED - Policia Federal – Rio Grande do Sul. Para acessá-los e saber mais sobre o trabalho que realizam clique AQUI