sábado, 30 de abril de 2011

Sobre o cigarro

Benefícios ao parar de fumar:

1-    APÓS 20 MINUTOS: A pressão e o pulso voltam ao normal e a temperatura das mãos e pés aumenta.

2-    APÓS 8 HORAS: Os níveis de monóxido de carbono e de oxigênio do sangue voltam ao normal.



3-    APÓS 24 HORAS: O risco de ataque cardíaco diminui.

4-    48 HORAS: Os detritos (prolongamento dos neurônios) crescem novamente. As percepções de cheiro e paladar começam a melhorar.

5-    DE 2 SEMANAS A 3 SEMANAS: A circulação do sangue melhora. A função dos pulmões melhora 30% e fica mais fácil caminhar.


6-    DE 1 MÊS A 9 MESES: Diminuem a tosse, congestão nasal, o cansaço e a falta de fôlego. Os cílios dos pulmões crescem para limpá-lo e reduzir as infecções.

7-    1 ANO: O risco de doença coronária diminui 50%.

8-    5 ANOS: O risco de câncer de pulmão cai 50% e os de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, rins e pâncreas diminuem. Se a pessoa tem alguma doença crônica, largar o cigarro melhora as condições de saúde.



Conseqüências do fumo:

1-    Sistema Reprodutivo: Aumenta as chances de desenvolver câncer no útero e está relacionado a problemas de fertilidade na mulher, complicação durante a gravidez, aborto e problemas no desenvolvimento da criança, diminuição dos níveis de estrógeno e antecipação da menopausa. Pode alterar o DNA do esperma, levando a abortos ou bebês defeituosos. Também diminui a quantidade de esperma e pode levar à impotência.

2-    Pele e Ossos: Aumenta a suscetibilidade à psoríase, envellhecimento prematuro, ressecamento e marcas de expressão, especialmente em volta dos lábios e olhos; maior risco de desenvolver osteoporose e problemas nas costas.

3-    Olhos, Ouvidos e Boca: Pode provocar ou agravar a catarata, é associado à degeneração macular e pode levar à cegueira, maiores chances de perda da audição e infecções (que também podem levar à perda auditiva parcial ou total), placas e amarelamento dos dentes. Também há evidências de que o fumno faz com que os dentes caiam.

4-    Pulmões, Coração e Estômago: Aumenta em 20 vezes o risco de câncer de pulmão, faz o coração bater mais rápido, aumenta a pressão sanguínea e o risco de obstrução das artérias (o que pode resultar em ataque cardíaco e derrame), diminui a resistência à bactéria que causa úlcera, prejudica a capacidade do estômago de neutralizar a acidez após a refeição (o que corrói seu revestimento).

O tabaco industrializado contém cerca de 4 mil
substâncias químicas
, a maioria com propriedades
prejudiciais à saúde. Entre elas:

1-    Acetona: Encontrada em removedores de esmalte.
2-    Cianeto de Hidrogênio: Gás extremamente tóxico.
3-    Metanol: Encontrado em combustíveis.
4-    Amônia: Encontrada em limpadores de chão
5-    Naftalina: Veneno contra traças.
6-    Tolueno: Encontrado em solvente industrial.
7-    Cádmio: Encontrado em baterias de carro.
8-    Arsênico: Encontrado em veneno de formiga.
9-    Monóxido de Carbono: Encontrado na fumaça de escapamento de carro.
10-                     Butano: Encontrado em fluido de isqueiro.
11-                     Cloreto de Vinil: Encontrado em plástico.
12-                     DDT: Encontrado em inseticida.

FONTE: Grupo de prevenção as drogas – GPRED - Policia Federal – Rio Grande do Sul. Para acessá-los e saber mais sobre o trabalho que realizam clique AQUI