sábado, 30 de abril de 2011

Sobre o crack

O QUE É?
Substância simpático mimética obtida da cocaína por processo químico estimulante da atividade mental fumada em cachimbos especiais atinge o sistema nervoso central em 5 a 10 segundos durando de 15 a 20 minutos
Vicio do crack é epidemia no Brasil

EFEITOS NO CÉREBRO CAUSADOS PELO CRACK
- Intensa euforia e sensação de poder;
- Excitação, insônia, desorientação;
- Labilidade emocional;
- Diminuição da sensação de cansaço;
- Sensação de flutuar;
- Aumento do estado de alerta;


CONSEQUÊNCIAS DO USO DO CRACK
- Coração: Ataques Cardíacos. A droga faz aumentar a frequência cardíaca e pressão arterial e problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer;
- Derrame cerebral;
- Problemas respiratórios (congestão nasal, tosse e expectoração de mucos negros);
- Pulmões: A fumaça do crack afeta os pulmões. O dependente fica mais vulnerável a pneumonia, tuberculose e problemas respiratórios agudos, incluindo tosse e falta de ar;
- Queima dos lábios, língua e garganta;
- Perda de peso e desnutrição profunda;
- Cérebro: A droga penetra nos neurônios e bloqueia a absorção de dopamina, substância responsável pelo prazer. Como a dopamina se acumula entre os neurônios, o cérebro é invadido por sensações de euforia. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína (pó) leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito;
- Desnutrição: O organismo passa a funcionar em função de droga e o dependente quase não come ou dorme. Emagrecimento e desnutrição são comuns, assim como ausência de hábitos básicos de higiene. O usuário perde de TRÊS a SEIS Kilos no primeiro mês de uso;

SUBSTÂNCIAS DA PRODUÇÃO DO CRACK
- Cimento.
- Cal.
- Gasolina.
- Amônia: Composto químico muito utilizado em ciclos de compressão ( refrigeração ) devido ao seu elevado calor de vaporização e temperatura crítica. Também é utilizado em processos de absorção em combinação com a água. A amônia e seus derivados ureia, nitrato de amônio e outros são usados na agricultura como fertilizantes. Também é componente de vários produtos de limpeza. Outro produto importante derivado da amônia é o ácido nítrico.
O amoníaco utiliza-se como refrigerante há mais de 120 anos e, por isso, as suas propriedades e aplicações são bastante conhecidas. No entanto, é devido a certos inconvenientes que o uso desta substância limita-se exclusivamente a grandes fábricas e indústrias que necessitam do uso deste composto.
- Ácido Sulfúrico: Usado em Baterias ácidas (baterias de chumbo-ácido).
Advertências: Ingestão pode ser fatal; Contato com a pele pode causar queimaduras severas; Contato com os olhos é extremamente perigoso.
- Soda Cáustica: Conhecido também como Hidróxido de sódio é um hidróxido cáustico usado na indústria principalmente como uma base química na fabricação de papel, tecidos, detergentes,alimentos e biodisel.
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve sebos.
É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras,cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
- Água.
- Cloridrato de Cocaína- Lidocaína-Benzocaína.


SUBSTÂNCIAS - ADVERTÊNCIAS
-Ingestão: Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.
-Inalação: Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.
-Pele: Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.
-Olhos: Perigoso. Pode causar queimaduras, danos a córnea ou conjuntiva.

A DEPENDÊNCIA DO CRACK
A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, passa pela corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente e usuários afirmam terem se tornado dependentes já na primeira pedra.

A COMPULSÃO PELO CRACK
Quando o prazer acaba, o dependente de crack sente um desejo incontrolável de sentir novamente o efeito de prazer, o que o leva a repetir a dose.
Quanto mais frequentemente o indivíduo consome a droga, mais rapidamente se torna dependente.
Em pouco tempo, o usuário passa a ter a necessidade de consumir muito mais crack para sentir o mesmo efeito.

A FISSURA PELO CRACK
É a vontade irresistível de consumir a droga, o usuário se torna agressivo, violento, rouba e se prostitui. Ele faz de tudo para comprar a PEDRA e em caso de resistência, agride a própria família.
Quase não come ou dorme e a desnutrição é profunda.

DELÍRIOS CAUSADOS PELO CRACK
Em pouco tempo de uso, a sensação de prazer é substituída por alucinações e delírios. O cérebro se torna mais sensível para os efeitos desagradáveis e o dependente já não sente euforia, mas consome por compulsão. Outra consequência é que o usuário passa a não sentir prazer por outros aspectos da vida, como comida e sexo.

EXISTE TRATAMENTO PARA O USUARIO DE CRACK
Não há tratamentos ou remédios que curem o viciado ou impeçam que tenha recaídas. Nas clínicas e fazendas terapêuticas, o dependente pode tomar antidepressivos ou ansiolíticos. Sessões de auto-ajuda ou espirituais servem para que o usuário consiga escapar da vontade de voltar à droga.

MORTE
Dependentes de crack podem morrer principalmente de doenças relacionadas ao enfraquecimento do organismo, como tuberculose, ou de infartos. Entretanto, a causa mais comum de óbito é pela exposição à violência (Furtos, Roubos, Assaltos). 

FONTE: Grupo de prevenção as drogas – GPRED - Policia Federal – Rio Grande do Sul. Para acessá-los e saber mais sobre o trabalho que realizam clique AQUI